Metrô Capão Redondo

O Metrô Capão Redondo é uma estação de metrô da cidade de São Paulo, atendida pela Linha 5–Lilás, operada pela ViaMobilidade. Ela é atualmente terminal da linha no sentido oeste.

Foi inaugurada em 20 de outubro de 2002, junto às estações que compreendem o trecho até a estação Largo Treze, em Santo Amaro. Está localizada no distrito do Capão Redondo, na esquina da Avenida Carlos Caldeira Filho com a Estrada de Itapecerica. Possui integração gratuita com um terminal de ônibus da EMTU, que atende as cidades adjacentes à região.

Metrô Capão Redondo

Metrô Capão Redondo História

O primeiro projeto para a estação Capão Redondo surgiu no início dos anos 1990. Nessa época a Fepasa estava desenvolvendo o projeto da Linha Campo Limpo, sendo que Capão Redondo era o terminal proposto para a mesma. Por conta da situação financeira da Fepasa ser delicada, o projeto foi transferido para a Companhia do Metropolitano. Em 1994 o arquiteto Luiz Carlos Esteves entrega o projeto das estações da Linha 5-Lilás, incluindo o de Capão Redondo.

As obras da estação e do pátio Capão Redondo foram iniciadas em março de 1998, sendo concluídas em outubro de 2002. Estes trabalhos, tal qual a primeira fase da linha (Capão Redondo – Largo Treze), foram realizados pela CPTM.

Metrô Capão Redondo Arquitetura

Com projeto básico feito pela empresa Harza-Hidrobrasileira e elaborada pelo arquiteto Luiz Carlos Esteves, a estação possui uma estrutura em concreto aparente, com pilares de seção circular, e plataformas formadas por estruturas de aço de 34 metros. Seu hall de distribuição e suas salas operacionais se encontra no nível térreo, que dá acesso ao Terminal de Ônibus Urbano operado pela EMTU. A área construída dessa estação, incluído o terminal, é de 5.998m².





Características
​Estaç​ão elevada, com hall de distribuição no nível térreo, estrutura em concreto aparente, plataformas laterais em estrutura mista de concreto e metálica, com cobertura de estrutura metálica oval e telhas de alumínio tipo sanduíche. Com circulação vertical, a estação possui 6 escadas rolantes, 2 escadas fixas e 2 elevadores. Toda a estação possui acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Capacidade de até 22.038 passageiros/hora/pico (no horizonte 2010).

Metrô Capão Redondo Mapa

Metrô Capão Redondo Integração

O metrô Capão Redondo faz integração com o Terminal Campo Limpo.

Horário de Funcionamento Metrô no Capão Redondo

  • Diariamente das 04h40 às 00h10

Endereço e Telefone Metrô no Capão Redondo

  • Av. Carlos Caldeira Filho, 4261 – Capão Redondo – São Paulo – SP
  • Telefone: 0800 770 7722

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário