O diretor de infraestrutura da SPTrans (empresa responsável pelos ônibus de São Paulo), Roberto Molin, apresentou nesta quarta-feira (21) um plano de construir 68,5 km de corredores de ônibus em São Paulo. Segundo a assessoria da Câmara dos Vereadores, ele afirmou durante reunião da Comissão de Finanças e Orçamento que as intervenções devem custar cerca de R$ 2 bilhões e o edital da licitação poderá ser divulgado em abril.
De acordo com a apresentação, estão previstos novos corredores na radial leste e nas avenidas Aricanduva e Itaquera, na zona leste. Na zona sul, a prefeitura pretende instalar vias de ônibus ligando o Capão Redondo ao metrô Vila Sônia, na avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini e no bairro de Santo Amaro.
Molin explicou que, além dos novos corredores, estão incluídos na quantia avaliada a requalificação de outros 25 km de vias existentes e a inauguração de dois terminais rodoviários e três urbanos.
– Ao todo, são 14 grandes intervenções.
Apesar de não citar prazos para início e conclusão das obras, Roberto Molin disse que o processo licitatório pode acabar em novembro e que as obras podem ser começadas ainda em 2012. Questionado pelos vereadores a respeito do Plano de Metas da atual gestão, que previa 66 km de corredores, Molin disse que, após estudos, a Prefeitura viu que “muitos projetos seriam transformados em outros modais”, e citou como exemplo o Expresso Tiradentes.
– Hoje fazemos corredores porque a cidade ainda depende dos ônibus, mas o ideal para cidades como São Paulo é o transporte de massa, metrô ou monotrilho.
O orçamento de 2012 do Executivo prevê gasto de R$ 33 milhões para a implantação de corredores na cidade de São Paulo. Segundo Roberto Molin, a verba será utilizada na elaboração dos projetos e da licitação.
Fonte: R7
Li sobre a “prefeitura instalar novas linhas do Capão redondo à Vila sonia do Metro”
Que conversa imcabível para um lugar que não dá mais conta Estrada do Campo Limpo Tem excesso de veículos e onibus, dará certo se inventarem, um novo caminho ou abrirem novas avenidas para tal, ou alargar a estrada em alguns trechos intupidos como nº 5800, saída de condomínios .
Até hoje não existe uma linha circular do Inocoop Campo Limpo que leve as pessoas para o Metro Lilas ( pronto há 10anos e vergonhosamenrte circula a cada 4 minutos ou mais). Cadê a facilidade de escoamento de pessoas do local ou retorno para casa que fica em quase 2hs diariamente (17 ás 19hs).
Querem construção da linha ouro…….. cadê a continuação da linha Lilas parada há 10 anos. porque sempre favorecer a Zona Leste. A estação Santo Amaro é uma vergonha, suja imunda os vidros nas laterais não deixam ver nem a cor do céu, e Mau-cheiro insuportável que os usuários são obrigados aceitar ?
Quem vai ter peito de fazer algo?
Quero que Sr.Roberto Molin e Sr. Geraldo Alkimin acordem para o problema enquanto há tempo. Existe há 10 anos a linha Lilas do Metro e daí parou tudo no tempo…. os carros competem com a linha .9 Cptm esmeralda, quem falha mais na semana e quem demora mais para atender as estações.
Quando chove é melhor liberar as ciclovia para sa pessoas irem apé, porque estes somente a cada meia hora se os funcionãrios da mesma estiverem de bom humor e vontade para trabalhar. è uma vergonha, e ningém faz nada. Cadê o Maluf para contruir uma solução?
Grata.