Sobre o Capão Redondo

bairro do Capão Redondo

Capão Redondo ( que significa uma porção de mato isolado ) é um distrito pertencente à subprefeitura do Campo Limpo, na região sudoeste da cidade brasileira de São Paulo, localizado a cerca de 23 quilômetros do marco zero da cidade.

História

O bairro surgiu não muito distante de Guavirituba, atual M'Boi Mirim, nas imediações da Represa Guarapiranga, onde, segundo depoimento oral de antigos moradores do Jardim Ângela, gente que residia e trabalhava no centro da capital paulista se aventurava caçando, pescando e acampando na região praticamente despovoada dos sertões de Santo Amaro na segunda década do século XX. O nome de Capão Redondo foi dado ao bairro por seus primeiros moradores; o motivo que os levou a usarem esta denominação para o local foi existir nesta região, um capão de araucárias, bem redondo, com cerca de 50 quilômetros de circunferência.

A primeira ocupação do Capão Redondo aconteceu nas imediações do Parque Santo Dias e da EMEF Ricardo Vitiello, nas confluências das Avenidas Solidariedade e Marmeleira da Índia com a Avenida Elias Maas (que leva o nome de um dos diretores do Collegio Adventista, atual UNASP). A partir de 1915 foi construído um grande complexo de represas que existiu até os anos 1960. Hoje é possível apenas visualizar a COHAB Adventista, duas avenidas e um córrego bem poluído a céu aberto, denominado Moenda.

O distrito possui hoje uma infinidade de escolas, tanto privadas quanto publicas. No distrito se localizam atualmente seis Escolas Adventistas, as escolas do Alvorada, Valo Velho, Campo de Fora, Jardim das Palmeiras, Jardim Lillá e Vila das Belezas, e os Colégios Adventistas Ellen White e Campo Limpo. Além da Universidade Adventista de São Paulo, UNASP. O distrito possui ainda os colégios católicos São Luiz de Gonzaga, São Vicente de Paula e Santa Isabél; e os privados Perspectiva, Prisma, Morumbi Sul, Seiva e o Externato Elvira Ramos. Há vários colégios estaduais e municipais, tais como o Colégio Afis Gerbara e Joiti Hirata.

Do ponto zero do Bairro Capão Redondo, nas imediações da portaria do Parque Santo Dias, o litoral paulista fica a exatos 49,4 quilometros em linha reta. Os altos de Vila Mariana e do espigão mestre da Avenida Paulista podiam ser vistos onde foi erguido o primeiro edifício público no Capão Redondo no dia 2 de agosto de 1915, atual prédio da reitoria do UNASP. Os prédios da região do Morumbi e imediações do Campo Limpo impedem uma visão mais ampla do centro da cidade.

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Capão Redondo na cidade de São Paulo.

Blog do Guia do Bairro Capão Redondo

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Capão Redondo por email
 

Fonte: Wikipedia

Limites - Bairros Vizinhos - Zona Sul

Valo Velho, Jardim São Luis, Centro Empresarial, Vila das Belezas, Embu

Dados Principais sobre o Capão Redondo

População 275.230 hab. (2010)
Renda média R$ 711,37
IDH 0,782 - medio
Subprefeitura Campo Limpo
Região Administrativa Sul
Área Geográfica 7

Vídeo sobre o bairro do Capão Redondo
Veja mais vídeos sobre o Bairro do Capão Redondo

Mapa Capão Redondo

 

Moradores ilustres do Capão Redondo

 

   

  Sobre o EncontraCapãoRedondo
Fale com EncontraCapãoRedondo
Anuncie no EncontraCapãoRedondo
Cadastre sua Empresa no EncontraCapãoRedondo (grátis)


Termos EncontraCapãoRedondo | Privacidade EncontraCapãoRedondo


Bandeira da cidade de São Paulo